UTILIZAÇÃO DA TDIC
NA ESCOLA
R: Segundo pesquisa realizada por questionário aplicado aos pais para obter
informação ao PPP, metade das famílias possuem computador e internet em casa,
sendo que o colégio está equipado com computadores e os educandos são
incentivados a utiliza-los como ferramenta complementar da aprendizagem. Os
pais são orientados quanto ao uso adequado da internet, solicitando
acompanhamento e monitoramento dos filhos em casa.
2- O que diz o Regimento Escolar e o PPP da escola acerca das TDIC?
R: Promover o uso pedagógico da informática na educação básica, integrando
a informática educativa com a proposta de ensino pedagógica da escola, a fim de
desenvolver diversas habilidades com o uso do computador e contribuir com a
educação do aluno, estimulando o aprendizado, contemplando as diversas áreas do
conhecimento de forma interdisciplinar.
3- Os alunos e os professores utilizam as TDIC em seu cotidiano?
R: Sim, a maioria faz uso da tecnologia por meio do celular, computador.
4- Há um levantamento sobre o número de
professores e alunos que possuem internet, smartphone? É possível dimensionar
esses dados?
R: Praticamente quase todos têm celular e acesso à internet, salvo
algumas exceções por motivos financeiros e etc.
5- As equipes diretiva e pedagógica fazem uso das tecnologias em seu
cotidiano?
R: Sim, diariamente.
6- A gestão da escola incentiva a formação continuada para uso das TDIC?
R: Sim, sempre que necessário auxiliamos os professores nesta questão, pois
muitos ainda possuem dificuldades.
7- Quais práticas de ensino e aprendizagem, com o uso de tecnologias, são
as mais frequentes na escola? Existem diferentes metodologias para esses usos?
Quais?
R: Diariamente os alunos tem contato com o computador e com tecnologias da
escola como, internet na busca por temas orientados pelo professor, TV pen
drive com conteúdos e ilustrações de acordo com o estudado no momento, celular,
e trabalham vídeos com legenda, leitura de imagens e textos, filmes de acordo
com o conteúdo abordado e legendado e vídeos informativos legendados, notícias
atuais entre outros. Muitas vezes os vídeos ou filmes mesmo legendados, os
professores interpretam em Libras aos alunos principalmente aqueles com
deficiência, e aos menores que não conseguem acompanhar e etc.
8- Qual será o produto escolhido para representar o Retrato da Escola? Por
quê?
R: Escolhemos a representação das atividades proposta através do
blog, por ser uma ferramenta que pouco utilizamos e um desafio o aprender a
fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário