sábado, 19 de agosto de 2017

UTILIZAÇÃO DA TDIC NA ESCOLA

UTILIZAÇÃO DA TDIC NA ESCOLA


1- A relação da escola com as TDIC.
R: Segundo pesquisa realizada por questionário aplicado aos pais para obter informação ao PPP, metade das famílias possuem computador e internet em casa, sendo que o colégio está equipado com computadores e os educandos são incentivados a utiliza-los como ferramenta complementar da aprendizagem. Os pais são orientados quanto ao uso adequado da internet, solicitando acompanhamento e monitoramento dos filhos em casa.

2- O que diz o Regimento Escolar e o PPP da escola acerca das TDIC?
R: Promover o uso pedagógico da informática na educação básica, integrando a informática educativa com a proposta de ensino pedagógica da escola, a fim de desenvolver diversas habilidades com o uso do computador e contribuir com a educação do aluno, estimulando o aprendizado, contemplando as diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar.

3- Os alunos e os professores utilizam as TDIC em seu cotidiano?
R: Sim, a maioria faz uso da tecnologia por meio do celular, computador.

4- Há um levantamento sobre o número de professores e alunos que possuem internet, smartphone? É possível dimensionar esses dados?
R: Praticamente quase todos têm celular e acesso à internet, salvo algumas exceções por motivos financeiros e etc.

5- As equipes diretiva e pedagógica fazem uso das tecnologias em seu cotidiano?
R: Sim, diariamente.
6- A gestão da escola incentiva a formação continuada para uso das TDIC?
R: Sim, sempre que necessário auxiliamos os professores nesta questão, pois muitos ainda possuem dificuldades.

7- Quais práticas de ensino e aprendizagem, com o uso de tecnologias, são as mais frequentes na escola? Existem diferentes metodologias para esses usos? Quais?
R: Diariamente os alunos tem contato com o computador e com tecnologias da escola como, internet na busca por temas orientados pelo professor, TV pen drive com conteúdos e ilustrações de acordo com o estudado no momento, celular, e trabalham vídeos com legenda, leitura de imagens e textos, filmes de acordo com o conteúdo abordado e legendado e vídeos informativos legendados, notícias atuais entre outros. Muitas vezes os vídeos ou filmes mesmo legendados, os professores interpretam em Libras aos alunos principalmente aqueles com deficiência, e aos menores que não conseguem acompanhar e etc.

8- Qual será o produto escolhido para representar o Retrato da Escola? Por quê?
R: Escolhemos a representação das atividades proposta através do blog, por ser uma ferramenta que pouco utilizamos e um desafio o aprender a fazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário